Clique nas imagens para ampliar
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO VÁLVULA DE CONTROLE
Uma Válvula de controle é um equipamento que deve ser suficientemente resistente mecanicamente e quimicamente para suportar pressões, temperatura, fluidos em suas condições de trabalho, a válvula atua respondendo a um sinal do controlador do processo, o sinal é enviado ao posicionador que abre ou fecha a válvula, deixando assim o variável do processo no valor desejado. A Válvula de controle é um dos elementos mais importantes do processo. A Válvula de controle surge quando o processo precisar ser extremamente eficiente, onde o fluido precisa ser meticulosamente controlado.
TIPOS DE VÁLVULAS DE CONTROLE
Existemválvulas com princípio de deslocamento linear e rotativo. Exemplos de válvulas com deslocamento linear são válvulas tipo globo com corpo reto ou angular. Válvula de controle tipo disco deslizante que são válvulas com disco extremamente polidos que possuem passagens, um dos disco é fixo na válvula e o outro desliza sobre o mesmo modulando a passagem do fluido, nesse caso a pressão que o fluido exerce sobre o obturador é perpendicular fazendo com que o atuador da válvula não exerça tanta força para modular, essa válvula consegue atuar muito rapidamente em comparação com outros tipos, essa força perpendicular pode ajudar a reduzir o tamanho da válvula consequentemente ajudando na redução do peso da válvula. Como exemplo de válvula com deslocamento rotativo tempos válvulas com esfera setorizada e válvulas borboleta alta performance, essas válvulas também conseguem controlar a variável no ponto desejado, porém não são muito utilizadas se comparadas com as de deslocamento linear.
Atualmente a Nauco oferece todos os tipos citados acima de Válvula de controle para os processos de seus clientes, como por exemplo, válvulas atuada pneumaticamente, motorizada e manual.Ainda sim existem outras características importantes dessas válvulas que torna-se necessário selecionar por exemplo a quantidade de vias, pode ser válvula com duas ou três vias, para fluidos com baixas e altas temperaturas. Válvula de controle para processos sanitários.
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA DIMENSIONAMENTO E AQUISIÇÃO
Para adquirir uma Válvula de controle é necessário informar alguns dados do processo cujo a válvula será instalada. Pressão montante e jusante são extremamente importantes para definição do tamanho da válvula juntamente com a vazão do processo.Temperaturas mínimas e máximas do processo também devem ser informada, o fluido pode variar suas características de acordo com as mudanças de temperatura como massa específica e viscosidade cinemática alterando assim o número de Reynolds. A vazão e o diâmetrotambém deve ser informada estão relacionadas a velocidade do fluido no sistema e relacionadas diretamente ao número de Reynolds.
Toda Válvula de controle é dimensionada por softwares de grandes fabricantes, o dimensionamento é extremamente preciso, pois a válvula mal dimensionada seja por tamanhos maiores pode causar controles imprecisos e desgaste excessivo da válvula ou por tamanhos menores pode restringir a vazão do processo.
Para saber mais sobre Válvula de controle
Ligue para (11) 4476-1000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!